quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Filhos e Filhas da Caridade ganham Brasão

Os Filhos e Filhas da Caridade dão inicio á um novo tempo de trabalho e vida nas perspectivas que impõe o Carisma do Movimento.

Recebemos por cortesia do Sr. Felipe Magalhães Francisco (Arquidiocese de Belo Horizonte-MG) esse lindo Brasão que representa a Espiritualidade do Movimento e de seus membros.

O que representa os elementos deste Brasão:

Na parte superior ao "corpo" do Brasão, encontram-se três pontas, sendo que a do meio se difere das demais. Essas pontas simbolizam a Santíssima Trindade acima de toda a Espiritualidade. as pontas iguais (dos lados) representam o Pai e o Filho, a ponta central representa o Espírito Santo que procede do Pai e do Filho.

A ponta inferior do Brasão (abaixo) representa que toda a Espiritualidade se concretiza na Caridade, no Amor exteriorizado.

A faixa a qual se direciona a ponta inferior, contém a seguinte frase em Italiano: "I lavore per la caritá" traduzindo para o Português: "Eu trabalho pela caridade", sendo essa a ação Evangelizadora dos membros do Movimento. Nas extremidades encontram-se as datas em que o Movimento surgiu e a data atual quando foi feito o Brasão.
A cor branca da faixa simboliza a PAZ tanto almejada e necessária principalmente nos dias atuais.

A cor marrom representa o modo de anunciar o Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo, segundo o exemplo de São Francisco de Assis.

A cor verde representa a natureza à qual é digna de respeito sendo também criatura do Altíssimo e que tem por padroeiro o próprio São Francisco de Assis.

A Estrela azul na parte superior do Brasão representa a Virgem Maria, invocada pelo Papa Paulo VI como Estrela da Evangelização, na encíclica Evangelii Nuntiandii. E exemplo de pureza e Santidade.

As quatro estrelas menores representam os Santos e Santas padroeiros do Movimento. S~çao eles: São Vicente de Paulo; São Frei Galvão; Santa Clara e Santa Terezinha do Menino Jesus.

O pão, o cálice, e a uva representam o Mistério Eucarístico, nas espécies consagradas. A Cruz representa a renovação do Santo Sacrifício.

O Tal (símbolo Franciscano em forma de Cruz) representa o modo pelo qual os membros do Movimento devem carregar a Cruz que o Senhor os confiou, seguindo os passos de Cristo, porém, caminhando como São Francisco de Assis.

As letras: C.C.P. representam as seguintes palavras: Caridade; Castidade e Pobreza, sendo esses os pilares do testemunho dos membros do Movimento.

As chaves em forma de Brasão representam a Obediência e Comunhão com o Sumo Pontífice, o Papa.


Paz e Bem!

Aldo César dos Reis Borba Júnior
fundador

2 comentários:

Anônimo disse...

Que Jesus e Maria estejam com vocês. Peço intercessão para Mariano Medeiros, por causa de um tumor malígno os médicos dizem ter que retirar um olho, mas creio que nosso Pai é o Deus das causas impossíveis. Peço intercessão também por minha família, meu esposo (Edgar) e por mim. Cura, libertação, conversão, proteção, saúde, paz, compreensão, harmonia, união e muita fé. Preciso urgente de curar meu coração, não estou suportando mais este peso. Obrigada Pai, por estes momentos de sofrimento e dor. Glórias à Ti. Obrigada a todos vocês pelas orações e que Deus oa abençoem.

Renata Cavanha disse...

que bençao meu irmao este brasao e a explicação...Deus esteja a frente conduzindo-os pelo caminho da fidelidade

a paz