quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Destaque blog "Liturgia em foco"


Um dos mais novos e EFICAZES modos de comunicar ao "povo de Deus" a Doutrina da Igreja é um "blog", e se usado para expor ensinamentos que ajudam aqueles que o lêm, é ainda mais apreciado e visitado.

Estamos falando de um novo "blog", surgido apartir do Bispo Diocesano de Uberlândia: Dom Paulo Francisco Machado.

O blog intitula-se por: "Liturgia em foco", e tem o objetivo o que o próprio Dom Paulo nos diz:

"Com a cara, a coragem e a força do Alto queremos iniciar este blog que fale de algo que você gosta muito: a Divina Liturgia. Alguns bispos da CNBB Leste II estarão contribuindo para construir esta página. Também apresentaremos alguns textos do Magistério Eclesiástico para sua reflexão e devida apreciação. Três são os grandes campos de nosso interesse: Pastoral Litúrgica, Canto Litúrgico e Espaço Litúrgico." (dom Paulo Francisco Machado - blog Litugia em foco).

O endereço é o seguinte:

Visite, aprecie, leia, estude, aprenda, use todo o material publicado neste blog para aprimorar seus conhecimentos sobre a Divina Liturgia e NÃO SE ESQUEÇA de passar adiante, pois todo conhecimento se não for levado aos outros, não pode ser considerado conhecimento e sim um simples saber próprio. DIVULGUE O BLOG e mais que isso: DIVULGUE OS ENSINAMENTOS QUE NELE ESTÃO CONTIDOS.

P.S. Este blog em menos de 3 meses de criação já teve um número de visitas superior à 10.700, isto implica que o conteúdo é verdadeiramente "excelente".

Que Jesus nos abençoe abundantemente!
Paz e Bem!
Aldo César dos reis borba Jr.
fundador

segunda-feira, 8 de setembro de 2008

A Natureza e a Religião


“Deus disse: ‘Eis que eu vos dou toda a erva que dá semente sobre a terra, e todas as árvores frutíferas que contêm em si mesmas a sua semente, para que vos sirvam de alimento. E a todos os animais da terra, a todas as aves dos céus, a tudo o que se arrasta sobre a terra, e em que haja sopro de vida, eu dou toda a erva verde por alimento. ’” (Gn 1, 29-30)

Tudo é criação de Deus, o ar, a terra, o fogo, a natureza em suas espécies animais e vegetais, a água e o SER-HUMANO.
Deus criou toda a natureza por amor à Sua principal criação: O HOMEM.
Ele criou tudo isso e deu ao homem, para que com isso, o homem pudesse sobreviver estando também na condição de criatura dependente de Seu Criador que o deu como alimento tudo aquilo que lhe fosse necessário.

Deus não fez a NATUREZA para que o homem a destruísse, Ele a fez com o propósito de que o homem através dela, encontrasse o Seu criador, e nisto, tirasse para si o sustento e tudo o que lhe fosse necessário para a sua habitação na terra.

Vejamos o que diz a 5º Conferência-Geral do Episcopado da América Latina e do Caribe:
Amazônia - "A crescente agressão ao meio ambiente pode servir de pretexto para propostas de internacionalização da Amazônia, as quais só servem a interesses econômicos das corporações transnacionais. A sociedade pan-amazônica é pluriirreligiosa”

Isso retrata claramente o quanto os valores naturais são desprezados em termos benéficos para a sociedade como um todo e não deixa dúvidas de quão imenso é o modo pelo qual os exploradores da natureza agem até mesmo em “corporações transnacionais”, o que faz deles pessoas que, como veremos agora, serão punidos pelos seus crimes no julgamento Divino.

“As árvores dos bosques darão seus frutos e a terra dará o seu produto. Viverão com segurança na Terra. Quando eu tiver rompido as cadeias de seu julgo, e seus tiranos, eles saberão que sou eu o Senhor.” (Ez 34,27)

Deus fala claramente que os tiranos que maltrataram a natureza verão que Ele é o Senhor quando TODA a natureza for liberta da exploração á qual está submetida.

Este texto retirado da Bíblia revela o que fez Eclesiastes, filho de Davi rei de Jerusalém:
“Fiz jardins e pomares, onde plantei árvores frutíferas de toda espécie; cavei reservatórios de água para regar o bosque.” (Ec 2, 5-6)

Assim nós também devemos fazer, cultivar aquilo que recebemos de Nosso Criador e preservar aquilo que já nos foi confiado.
Que Deus nos dê a consciência necessária para reconhecermo-nos necessitados da natureza com suas árvores e animais, pois sem ela não haveria outro modo de sobrevivermos enquanto criaturas humanas.
Paz e Bem!
Aldo César dos Reis Borba Jr.
fundador